As certificações de gestão de projectos da IPMA e do PMI são distintas, não existe qualquer equivalência entre elas.

A Certificação PMP®, do PMI, baseia-se na avaliação dos conhecimentos do profissional nos processos de gestão de projectos, tal como definidos no PMBOK® Guide.

A certificação da IPMA baseia-se na avaliação da competência do candidato como gestor de projetos, constituída pelos conhecimentos, experiência profissional e atitude pessoal, tal como se encontram definidas no ICB- IPMA Competence Baseline, e no referencial português, NCB – National Competence Baseline, que é a localização para Portugal do ICB.


Passarei a explicar a diferença entre elas.


As certificações do PMI baseiam-se na avaliação dos conhecimentos e experiência do profissional nos processos de gestão de projetos, tal como definidos no PMBOK® Guide. O PMI é hoje considerado uma comunidade global, com mais de 200.000 profissionais associados, representando 150 países. Em Portugal é representado pelo PMI Portugal Chapter - http://www.pmi-portugal.org/

O PMI também edita o Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide) e oferece diversas certificações:

  • Certified Associate in Project Management - CAPM®
  • Project Management Professional - PMP®
  • Scheduling Professional - PMI-SP®
  • Risk Management Professional - PMI-RMP®
  • Program Management Professional - PgMP®
  • OPM3 (Organizational Project Management Maturity Model)
  • PMI-Agile


A certificação PMP® é provavelmente a mais reconhecida pelo mercado mundial na área de gestão de projetos. O seu objetivo é dar reconhecimento público de que o profissional certificado tem excelentes conhecimentos e grande experiência em gestão de projetos, segundo as normas PMI. Obriga a um curso especializado e à realização de uma prova de experiência em gestão de projetos, bem como a aprovação em exame e adesão ao código de conduta profissional. Além disso, um certificado PMP® deve estar sempre atualizado, sendo esta certificação renovada obrigatoriamente de 3 em 3 anos.

 

A certificação da IPMA baseia-se na avaliação da competência do candidato como gestor de projetos, constituída pelos conhecimentos, experiência profissional e atitude pessoal, tal como se encontram definidas no ICB- IPMA Competence Baseline, e no referencial português, NCB – National Competence Baseline, que é a localização para Portugal do ICB - O NCB - e distrubuido gratuitamente, em formato electrónico, a todos os candidatos, quando da aceitação da candidatura.


A International Project Management Association é uma das mais antigas e prestigiadas organizações internacionais de gestão de projetos - http://www.ipma.ch . A IPMA foi constituída em 1965 através de um grupo de gestores de projetos internacionais e funciona como uma rede de associações nacionais, espalhadas pelos vários continentes, cada uma responsável pelo desenvolvimento da gestão de projetos no seu país, de acordo com os princípios orientadores da IPMA e em função das especificidades económicas, políticas e culturais do local.
É um padrão europeu, com sede na Suíca e associações locais em 45 países do mundo. Por exemplo, na Inglaterra existe a APM (Association of Project Management), na Dinamarca a ADPM (Association of Danish Project Management), na China o PMRA (Project Management Research Commitee) e em Portugal a IPMA é representada pela APOGEP.


A APOGEP é uma associação sem fins-lucrativos criada para promover e credibilizar a gestão de projetos e apoiar os profissionais cuja atividade se desenvolve nesta área. A associação foi criada em 1994 e está desde o início ligada à IPMA, maior entidade europeia no domínio da gestão de projetos - http://www.apogep.pt/


A Certificação IPMA compreende 4 níveis de certificação dos profissionais de gestão de projecto, o que permite associar a certificação ao plano de desenvolvimento de carreira:

  • Nível A - Certified Project Director capacidade de gerir portfolio e programas complexos.
  • Nível B - Certified Senior Project Manager: capacidade de gerir projetos complexos.
  • Nível C - Certified Project Manager: capacidade de gerir projetos menos complexos. Equivalente ao PMP®
  • Nível D - Certified Project Management Associate: capacidade de aplicar conhecimentos de gestão de projetos dentro dos projetos. Equivalente ao CAPM®


A certificação do PMI é válida por 3 anos e a certificação da IPMA é válida por 5 anos.

Embora não exista qualquer equivalência formal entre as duas certificações, no caso de se candidatar ao Nível C da IPMA, sendo PMP®, está dispensado da realização do exame, no entanto será necessário realizar um entrevista pessoal.

 

Referências:

http://www.pmi.org

http://www.ipma.ch

 

 


Artigos relacionados:



Temas a desenvolver

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

hits counter

Notícias rápidasNew

A maioria dos sites de formação PMP® recomenda aos estudantes para o exame PMP® que faça pelo menos três simulações práticas semelhantes ao exame final (duração e nº de perguntas).


É uma estratégia de sucesso comprovado para aumentar sua pontuação global de teste. Lembre-se, o exame é intenso e composto por 200 perguntas.

Scroll Up