Este processo é novo na 4ª Edição do PMBOK® Guide. Alerta-nos para o factos de precisarmos identificar TODAS as partes interessadas – tanto as que são afetadas positivamente como negativamente – e criar uma lista de todos os stakeholders que foi possivel identificar para o projeto.

 

Sabemos o que é importante entregar um projeto no prazo definido, dentro do custo previsto e com a qualidade acordada. Para um determinado projeto, os factores críticos de sucesso devem ter em consideração as expectativas e os interesses de todos as partes envolvidas e, para isso, um intenso trabalho “político” e de gestão deve ser efectuado pelo gestor do projeto.


Os passos para efetuar este processo podem ser:

1. Identificar as partes interessadas. Pode ser utilizado o brainstorming entre a equipa de projeto para o efeito. Devem pensar em todas as partes que são influenciadas, que tem poder sobre o resultado do projeto, ou que tem interesse na sua conclusão (ou não conclusão).
O gestor de projeto tem várias maneiras de registar as partes interessadas, graficamente ou por extenso.


2. Prioritizar os stakeholders. Depois do primeiro ponto, deve ter agora uma longa lista com pessoas e organizações que serão afectadas pelo projeto. Algumas tem poder para bloquear ou desbloquear o projeto. Alguns têm interesse em saber como vai evoluindo o projeto. Outros nem por isso…


Deve-se mapear os stakeholders numa tabela Power/Interest e classifica-los de acordo com estas duas variáveis.



De acordo com a posição ocupada na tabela, as acções a ter com os stakeholders deverão ser:

Quadrante 1 - High power, less interested people – KEEP SATISFIED
Quadrante 2 - High power, interested people – MANAGE CLOSELY
Quadrante 3 - Low power, less interested people - MONITOR WITH LOW EFFORT
Quadrante 4 - Low power, interested people – KEEP INFORMED


3. Perceber quais os stakeholders chave. Como gestor de projetos, deve querer saber mais acerca dos stakeholders chave. Tem de compreender as suas expectativas acerca do projeto, bem como obter a sua melhor contribuição para o projeto e a melhor forma de comunicar com eles.


Um stakeholder chave deve:

  • Ser envolvido desde o início do projeto;
  • Ser informados da evolução e desempenho do projeto;
  • São decisivos na aprovação das entregas do projeto;
  • Influenciam fortemente a organização.

 

 

 


Artigos relacionados:


Temas a desenvolver

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

hits counter

Notícias rápidasNew

A maioria dos sites de formação PMP® recomenda aos estudantes para o exame PMP® que faça pelo menos três simulações práticas semelhantes ao exame final (duração e nº de perguntas).


É uma estratégia de sucesso comprovado para aumentar sua pontuação global de teste. Lembre-se, o exame é intenso e composto por 200 perguntas.

Scroll Up