Reflexões sobre o rascunho (Exposure Draft) do PMBOK® Guide 5th Edition

 


A revisão efectuada à 4ª versão do PMBOK® Guide e que dará origem ao PMBOK® Guide 5th Edition, foi disponibilizada para download/revisão no sitio do PMI - Project Management Institute, em versão em inglês, para membros filiados ao PMI.


O período de contribuição para a revisão do PMBOK 5th Edition é de 17/02/2012 a 20/03/2012. Estima-se que o PMBOK® Guide 5th Edition seja lançado em Dezembro de 2012.

 

Um resumo das principais diferenças:


  • Alinhamento com o ISO 21500 e com os restantes standards PMI (Standard for Program Management, Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®), Standard for Portfolio Management, Practice Standard for Earned Value Management, Practice Standard for Scheduling, etc.)


  • Criação de uma 10ª área de conhecimento - Stakeholder Management, resultante da separação da área de conhecimento Communications Management (Chapter 10)


  • As áreas de conhecimento do Âmbito, Tempo e Custo terão um processo destinado a planear cada uma das áreas de conhecimento mencionadas - Plan Scope Management, Plan Schedule Management e Plan Cost Management. Estes procedimentos já existiam na versão 4, no entanto estavam "embebidos" no processo de Integração (4.2)


  • O nº de processos sobe para 47 (5 mais do que a versão 4)


  • Algumas alterações na nomenclatura dos processos existentes (de modo a promoverem consistencia de nomes entre todos os processos). 


 


Artigos relacionados:


Temas a desenvolver

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

hits counter

Notícias rápidasNew

A maioria dos sites de formação PMP® recomenda aos estudantes para o exame PMP® que faça pelo menos três simulações práticas semelhantes ao exame final (duração e nº de perguntas).


É uma estratégia de sucesso comprovado para aumentar sua pontuação global de teste. Lembre-se, o exame é intenso e composto por 200 perguntas.

Scroll Up