Por vezes torna-se difícil distinguir conceitos como Quality Assurance e Quality Control  e tal poderá acontecer pelo facto das pessoas não se encontrarem bem informadas sobre o que difere nos dois conceitos.


Contudo, e apesar das confusões, é necessário que a equipa de projeto entenda e clarifique a diferença entre os dois conceitos, ambos essenciais para Gestão da Qualidade e para o sucesso do projeto.



Quality Assurance  é o termo que designa as atividades formais e processos de gestão que tentam garantir que os produtos e serviços finais atendam ao nível de qualidade exigido.  De forma breve, é um conjunto de atividades combinadas no sentido que atingir os objetivos do projeto, medindo o seu desempenho com base em padrões de qualidade relevantes, e em conformidade com todos os requisitos do cliente. Também inclui processos externos que contribuam para a melhoria dos processos internos. Processos que têm por objetivo prevenir defeitos nos resultados do projeto.


Através da Quality Assurance, o Gestor de Projeto e a sua equipa, consegue deter um papel mais interventivo na gestão da qualidade do seu projeto, na garantia de que o scope statement está conforme aos requisítos atuais do cliente, e de que os stakeholders depositam total confiança nos procedimentos/atividades desenvolvidas. Garantir que os processos adequados estão a ser empregues no projeto, com base nos resultados de quality control anteriores.


Quality Assurance = checking/auditing process


Quality Control, por seu lado, enquadra-se num conjunto de atividades e de técnicas que incluem processos de monitorização contínua, identificação e eliminação das causas de um determinado problema. Orienta-se para os resultados do projeto e em que medida eles estão em conformidade. Atua sobre aqueles que são os outputs do projeto, monitorizando desempenho e resultados.

São as medidas que temos no terreno para detectar e reparar todos os defeitos identificados.

O resultado do quality control (incorporado nas lessons learned) são informações importantes tanto para o projeto atual, bem como para futuros projetos da organização.


Quality Control = inspection product/service, validating the quality of the project outputs


Assim resumindo, imagine que está a produzir uma bicicleta.

  • Para a Quality Assurance devemos colocar no projeto todos os processos necessários para que cada bicicleta seja produzida com zero defeitos - isto inclui formação dos colaboradores, bem como tipo de equipamento usado, ferramentas utilizadas, etc.
  • Para Quality Control, examinariamos uma bicicleta, depois de obtido o produto final (antes da entrega formal), num ambiente de teste e de amostragem, para ver se estaria conforme os requisítos mínimos determinados.

 

 


Artigos relacionados:


Temas a desenvolver

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

hits counter

Notícias rápidasNew

A maioria dos sites de formação PMP® recomenda aos estudantes para o exame PMP® que faça pelo menos três simulações práticas semelhantes ao exame final (duração e nº de perguntas).


É uma estratégia de sucesso comprovado para aumentar sua pontuação global de teste. Lembre-se, o exame é intenso e composto por 200 perguntas.

Scroll Up