1182879 woman_writing_in_the_agenda 

Agora a pergunta chave para o gestor de projeto e para a sua equipa na construção da WBS do projeto: Quando parar a decomposição?

 

Devem ter em mente que o detalhe influencia directamente a qualidade da WBS, como também a capacidade de a gerir – Se detalharmos muito a WBS, significa que teremos Work Packages (WPs) muito pequenos, que sem dúvida nenhuma vão ser mais fáceis de ser controlados. Por outro lado, ao detalharmos muito, vamos ter muitos WPs para gerir, o que torna o esforço de planeamento e controlo muito maior.


Como é que eu devo detalhar e até quando eu devo detalhar? Qual o tamanho do WP final?

Sabemos da experiência, que este limite varia de projeto para projeto e de de entrega para entrega. No entanto pode ser medido usando a regra 8/80. Esta regra diz que nenhum WP deve ter menos de 8 h e mais de 80 h. Relembro que falamos em esforço para realizar cada uma das entregas. Atividades e tarefas não fazem parte da WBS. Estas serão planeadas a partir das WP uma vez aceites e atribuídas.


Porque este valor 8/80?

Tem a ver com a gestão de cada uma dos WPs. Para um WP cujo esforço seja menor de 80h, o gestor de projeto terá uma capacidade de gestão muito maior (em relação a um WP com um esforço de 200h, por ex.). Desta forma poderá efectuar um melhor planeamento, bem como uma melhor alocação de recursos, estruturação de tarefas e também uma melhor análise de risco associada. Fará concerteza uma melhor monitorização e controlo desse WP.


Existem gestores de projeto que defendem também a regra dos 4/40. No entanto, será o gestor de projeto (e o PMO, se existir) a decidir qual o tamanho que melhor se adapta á organização, ao nível de detalhe da gestão e ao projeto em causa.

 

 


Artigos relacionados:

Temas a desenvolver

Licença Creative Commons

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

hits counter

Notícias rápidasNew

A maioria dos sites de formação PMP® recomenda aos estudantes para o exame PMP® que faça pelo menos três simulações práticas semelhantes ao exame final (duração e nº de perguntas).


É uma estratégia de sucesso comprovado para aumentar sua pontuação global de teste. Lembre-se, o exame é intenso e composto por 200 perguntas.

Scroll Up